terça-feira, 20 de maio de 2008

Douradas Recheadas, no Forno


Segunda-Feira é o dia mais miserável para quem gosta de peixe fresco!

Quem pesca descansa ao Domingo, que também merece, mas o resultado são bancas vazias ou com restos do fim-de-semana.

Ontem, que íamos ser quatro ao jantar e não me apetecia nada fazer carne, nesta terra em quase só se come carne, mas peixe congelado também não era exactamente o plano e bacalhau não tinha demolhado. Lá fui ver como me safaria.

Como já esperava, logo de longe se via que o sítio do peixe era brilhante de inox. Só a um canto , havia então uns montículos de gelo e os inevitáveis peixes de "aviário": Robalos e douradas de aquacultura. Só lá em cima pude respirar de alívio; se os robalos eram gregos, ao menos as douradas eram de aquacultura portuguesa, incomparavelmente melhores que as congéneres gregas com peles amarelas na barriga e uns esverdeados suspeitos. Com a aquacultura portuguesa não há problemas e confesso que já comi muitos peixes aqui criados e que, se quiser ser sincero e honesto, não consegui distinguir dos irmãos marinhos. Comprei quatro e fiz assim:

Ingredientes:

Douradas médias
Presunto ou fiambre
Iogurte escorrido
Pasta de Azeitona
Queijo Roquefort ou "azul" de barra.
Alho esmagado
Miolo de pão branco
Sal e pimenta
1 Cebola
Pimentão doce
Batatinhas Primor
Bróculos
Azeite virgem
Vinho Branco

Preparação:

Ao comprar as douradas, peça para que não cortem as barbatanas dorsais demasiado junto ao peixe. Em casa, escache e retire as espinhas à dourada. Esta operação é relativamente difícil e pode ser facilitada se usar uma tesoura para cortar as espinhas da barriga junto à coluna e separar a espinha central das da barbatana dorsal, por dentro, deixando estas últimas no peixe.

Após retirar a espinha principal, deve puxar com o auxílio de um alicate de pontas chatas as espinhas da barriga cujas extremidades cortadas se sentem bem passando o dedo.

Com o peixe aberto passe um pouco de alho esmagado, e salpique com sal e pimenta

Proceda então ao recheio do peixe, começando por dispôr um fatia de presunto ou fiambre como indicado aqui, depois coloque uma fatia de Roquefort, pasta de azeitona preta, iogurte bem escorrido e um pouco de miolo de pão branco. Dobre o presunto e cubra em envelope com o peixe. Disponha os peixes sobre rodelas finas de cebola num tabuleiro de forno.

Frite batatinhas primor com casca, disponha-as à volta dos peixes, salpique tudo com pimentão doce em pó, regue tudo com azeite virgem e leve a forno quente, refrescando de vez em quando com um pouco de vinho branco. Uns minutos antes de servir, disponha bróculos previamente escaldados.
Nota:
Nos pratos de peixe no forno, existe um problema com os tempos de confecção do peixe e o assar das batatas. Se puser as batatas em crú, quando estas estiverem assadas o peixe está seco e imprestável. Uma solução é pôr as batatas a assar cerca de 40 minutos antes do peixe, ou então dar-lhes uma "entaladela", seja por cozedura, seja por fritura, e pô-las então a corar durante os 15-20 minutos que o peixe leva a ficar pronto.

3 comentários:

risonha disse...

esse tabuleiro tem um aspecto apetitoso.
Sabe que eu nunca sei distinguir as douradas de viveiro das douradas marinhas? por isso é peixe que nunca compro, deixo essa tarefa para o meu marido.

também costumo cozer um pouco as batatas antes de colocá-las no tabuleiro.

Marizé disse...

Gostei particularmente da mistura de pasta de azeitona e iogurte, dá um ar de fusão entre o oriente e o mediterraneo.

anna disse...

Adoro peixes recheados, mas deixo a tarefa de os arranjar para a peixeira Maria...
Este recheio é super!