quarta-feira, 7 de maio de 2008

"Magret" de Frango


O jantar de ontem começou por um perfeito disparate, a compra de um frango que nem “do campo” era, maior do que deveria ser e mais pequeno do que poderia ser, uma coisinha sem glória nem graça que, naturalmente seria despachado de uma maneira qualquer, de preferência disfarçado. Ainda por cima, tornou-se rapidamente evidente que era grande demais para uma refeição apenas e portanto, iria ser prolongado por duas.
Decidi desmanchá-lo em partes mais cozinháveis, peitos para um lado, pernas para outro, e foi quando retirei os peitos que a palavra surgiu: Magret!
Claro que Magret é de pato, mas, porque não? Experimentei sem medo; de qualquer modo, se desse para o torto a perda não seria grande, ceava-se umas tostas e pronto.

O resultado superou as mais delirantes expectativas, tivemos um jantar verdadeiramente gourmet, e deixo aqui esta nova abordagem a uns peitos de frango. Experimentem!


Ingredientes:

2 peitos de frango, sem osso, com a pele
Sal grosso
Vinagre balsâmico de Modena
Compota de morangos
2 morangos em fatias finas.

Preparação:

Ponha sal grosso ao lume numa frigideira anti-aderente e quando estiver bem quente, coloque os peitos com a pele para baixo e deixe fritar na sua própria gordura durante 5 minutos em lume forte.
Vire e frite do outro lado mais 5 minutos.
Retire os peitos e trinche-os em fatias finas mas sem atingir a pele. Examine o estado de cozedura do interior. A carne deve estar rosada mas não crua. Se necessário ponha-a de novo ao lume com os golpes virados para baixo, durante mais um período curto e retire-os de novo para o prato.
Adicione à gordura onde os peitos fritaram uma colher de sopa de Vinagre Balsâmico de Modena e outra de compota de morangos. Deixe ferver uns segundos, poucos, mexendo sempre e regue os peitos com este molho.
Decore este “magret” introduzindo nos golpes fatias finas de morango.

Acompanhei com compota de morango, espinafres frescos, salteados brevemente com umas gotas de azeite e alho picado e cubinhos de nabo salteados em manteiga a que adicionei perto do fim mel e vinagre balsãmico .

3 comentários:

Eduardo Luz disse...

Esta "concorrência" está muito agitada (rsrsrs) ! Você voltou com a corda toda ! Assim será duro de acompanhar o ritmo( e a qualidade) do novo espaço.

Anónimo disse...

Olá! Cheguei aqui pelo blog da Larissa, e estou apaixonada por essa receita!! Além de bonita deve ser deliciosa!!
Vou linkar você lá no meu!!
Beijos
Diana

anna disse...

Estou completamente fascinada com a foto deste magret de frango... não consigo imaginar o sabor da combinação com os morangos, mas deve ser o máximo!