quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Peixe Galo Grelhado, com Palhada


O Peixe-Galo (Zeus faber), é um dos mais requintados fornecedores de filetes da nossa costa, quer continental quer dos Açores.
Tem uma carne firme e aparentada em sabor com a do tamboril. Lembro-me de ouvir a minha mãe dizer que, na Criação, eram dois exemplares de um só peixe muito vaidoso pela sua beleza e que Deus, farto de tanta gabarolice, deu uma palmada a um, tornando-o feio e esborrachado, foi o pai de todos os tamboris.
Ao outro esborrachou-o entre as mãos, batendo palmas e dando origem ao pai de todos os peixes-galo.
Mas, no prato, o sabor continuava a ser o mesmo!

O Peixe-Galo tem uma cabeça desmesurada e inútil. Oca, nem para sopa serve, como a do Pampo, também grande mas excelente.
No Peixe-Galo, a excelência está na carne do pequeno corpo.
Normalmente usada para filetes, a carne deste também fica muito boa feita au meunier, ou ainda como é apresentado no restaurante do Clube Naval da Praia da Assenta, grelhado ao natural, verdadeira maravilha que eu escolhi desta vez para estes peixes-galo pequenitos, menos de meio quilo cada, tamanho ideal para serem dose individual.

Como era a primeira vez que ia grelhar Peixe-Galo, decidi experimentar outra novidade como acompanhamento: a Palhada.

Apresentada pela Risonha, aqui, com referencia à Luísa Alexandra, aqui, por sua vez reproduzindo algo que se come num tal restaurante Truão, esta Palhada não me convenceu à primeira leitura; alface melada não preenche bem o meu ideal de delícia. Mas os elogios e a constatação diária que as melhores coisas são, muitas vezes, as mais improváveis, levaram-me a avançar para a experiência.
Em boa hora que o fiz: a Palhada entrou directamente para o Top 10 dos acompanhamentos e é, realmente, uma (improvável) delícia!

Ingredientes:

Peixe-Galo
Sal
Limão
Puré de Batata
Alface
Cebola
Azeite e Vinagre

Preparação:

Quando comprar o peixe-galo, tenha cuidado pois o hábito é tão forte que bem pode acontecer que, antes que tenha tempo de dizer algo, já ele está esfolado e em filetes.
Diga logo que quer apenas a cabeça e as barbatanas cortadas e que não quer que seja escamado. O Peixe-Galo tem escamas quase microscópicas, “tempero” essencial do grelhado.

Em casa, retire o baço, que é aquele “sangue” que está junto à espinha, sob uma pele, e tempere com um pouco de sal marinho integral, grosso.

Faça um puré de batata bem firme, mesmo mais firme que o costume, duro. Se for preciso, junte no fim um pouco de flocos “instantâneos” para o secar bem.
Faça uma salada com alface em juliana e cebola cortada muito fina, tempere generosamente com azeite e vinagre e misture a esta salada o puré, que deve ser muito menos que a alface e que a deve envolver bem. Reserve.
Durante o tempo da grelhada a alface vai amolecer pela acção do puré quente; é mesmo assim. Está pronta a Palhada!

Grelhe em lume forte, no carvão ou na chapa, ao lume.
Não use grill em que o calor atinja o peixe pelo lado de cima.
Sirva com uma rodela de limão.

5 comentários:

cupido disse...

Boa malha. Em relação à "palhada" também fiquei um pouco de pé atrás, mas com alguma curiosidade para experimentar; vai ser experimentada em breve.

anna disse...

Ainda não arranjei coragem para a palhada, mesmo com a Risonha a garantir que a alface não fica quente...
Nunca comi peixe galo grelhado, só frito e é do melhor que há!
Beijos.

isa disse...

Que cheirinho!!!!!!!!!!!!!!!

Olá a todos.
Sou nova neste local de gastronomia apurada mas, sou gulosa e curiosa na cozinha.
Faço um pouco de tudo mas não sou perita em nada.
Gostei da ideia da Palhada e, eu própria, sem assim a denominar, já a degustei.
É agradável e fica bem com o peixito.

THALIA disse...

Hummm o peixe ficou delicia,e quanto á palhada,já conhecia a acompanhar carne...mas com este fruto do mar ficou tambem bastante agradavel...gostei

Sofia.Lopez disse...

Olá!
Nunca comi palhada, pois não conhecia até ter publicado uma sugestão muito parecida, característica das aldeias e do tempo da minha querida avó...e também me falaram na palhada...

Fica aqui uma sugestão: http://inventurasnacozinha.blogspot.pt/2011/08/batata-com-pepino.html

e também...
http://inventurasnacozinha.blogspot.pt/2012/08/salada-pepino-e-couscous.html

Espero que goste! :)