sábado, 24 de abril de 2010

Borrego Assado Devagar

.................................... Por esta altura os borregos andam bons para assar, ou seja, já não é o borrego de leite do Natal, quase um coelhito, cheio de texturas e tenruras mas ainda sem o sabor que lhes incute a erva fresca dos prados de Inverno e Primavera destes da época de Páscoa, mas também sem o sabor forte e marcado do borrego de Verão, já mais pesado e a pedir ensopado...
.
O borrego nacional tem nesta época pesos que permitem que, com cerca de dois quilos se possa adquirir uma perna e as saborosíssimas costelas para fazer um assado simples mas intenso, como este que aqui vos trago e que foi causa de memorável deleite.
.
Ingredientes:
.
Perna e peito de borrego
1 cebola pequena (ou 2 chalotas)
3-4 dentes de alho
3 colheres de sopa de manteiga
Sal, pimenta preta e colorau
Salsa
Azeite virgem
Batatas novas
.
Preparação:
.
Apesar do título, não se trata de qualquer confitado ou técnica de baixa temperatura e sim um assado que se faz com a calma dos fogos médios.
Retire a extremidade inferior do osso da perne e verifique que área a carne vai ocupar na assadeira. Forre esta área, só esta, com fatias muito finas de cebola. Há que evitar fatias mais grossas que dariam um sabor a guisado ao prato.
Tempere então a carne e disponha-a na assadeira,


rodeie a carne com batatas novas e leve a assar em forno médio (140ºC) durante cerca de uma hora e meia, regando a carne e batatas com o molho que se vai formando.

2 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

E se for em forno a lenha... huuummm...

anna disse...

Lá fiquei a saber umas coisinhas sobre borregos e estações do ano.
E lá fiquei de água na boca só de olhar para estas fotos.
Beijinhos.