quinta-feira, 10 de junho de 2010

Massa Folhada fácil

........................ Esta é outra maneira de fazer massa folhada e que dá excelentes resultados usando manteiga e farinha 55, normal.
.
Ingredientes:
.
500g de farinha 55, sem fermento.
250g de manteiga (ou margarina para folhados, se arranjar)
1 ovo vindo do frigorífico
1 colher de sopa de açúcar
Água gelada
sal
.
Preparação:
.
Bata o ovo, junte-o à farinha sobre a pedra, acrescente um pouco de àgua gelada e, com os dedos, misture tudo sem trabalhar a massa, para não aquecer e tornar-se elástica. Deve obter, através da adição de pequenas quantidades de água de cada vez, uma massa lisa mas pouco trabalhada.
Deixe em repouso no frigorífico por 2 horas.
.
Estenda a massa com o rolo, procurando que fique com forma rectangular.
.
Divida mentalmente este rectângulo em 3 partes e disponha meio pacote de manteiga ao pedaços sobre o segmento central.
.
Dobre um dos lados sobre este,
.
e disponha a outra metade do pacote de manteiga.
.
Dobre a outra parte sobre esta manteiga, vire a "boca" da massa para si e estique com o rolo até ter de novo um rectângulo como o primeiro.
.
(a partir daqui, porque a máquina ficou sem bateria, deixa de haver fotos, mas poderá seguir as voltas aqui, são exactamente iguais).
.
Neste momento tem a 1ª Volta.
Divida mentalmente em 3, dobre as partes laterais sobre a parte central , vire a boca da massa para si e estique de novo; é a 2ª volta.
Faça este processo de esticar, dobrar, virar 90º e esticar de novo por mais 4 vezes, a fim de obter uma massa de 6 voltas ou 6(1x3).
.
Durante o processo, se notar que a manteiga começa a querer sair, espremida pelo rolo, deve parar o processo e por a massa a esfriar antes de continuar a estender. Se a sua cozinha for quente, deverá fazê-lo entre cada volta por cerca de 20m.
.
Corte a massa em rectângulos, círculos, triângulos, conforme o uso que lhe quiser dar. Junte por fim todas as sobras e aparas, junte-as sem amassar e volte a estender estas aparas. A nova placa é de massa de "meio folhado" e é a ideal para fazer, por exemplo, empadinhas, que será o tema do próximo post.

1 comentário:

moranguita disse...

nunca me atrevi a fazer ams acreditoq ue feita por nos e bem melhorq ue a que costumo comprar
beijinhos