segunda-feira, 7 de junho de 2010

Risotto de Chouriço e Alcachofras

........................... Não há tempo precioso como o de férias!
Na cozinha, é altura de extremos: podemos fazer aquele prato complicado e impossível durante o ano de trabalho mas também despachar refeições pois as férias são fugidias e há que aproveitar os minutos para fazer tudo o que há para fazer em férias.
No entanto, calor, praia, família, amigos não são desculpa para fast-food!
Que se queira comida rápida, pois claro que sim, mas faz-se comida tão boa e tão depressa sem ter de cair no hamburger, na sandocha plastificada ou no menu qualquer-coisa e coca-cola.

Com arroz e ingredientes simples fazem-se refeições equilibradas, saborosas e rápidas, ideais para esta altura do ano.
Este risotto que aqui vos deixo é uma forma de requintar um simples arroz quando as condições de confecção são escassas, seja porque se acampa, seja porque se dispõe apenas de um trem de cozinha minimal como os que equipam casas de férias ou auto-caravanas ou ainda porque se tem meia hora para pôr uma refeição na mesa e nada planeado.
Os risottos são pratos simultaneamente completos, equilibrados (enfim, conforme o que têm dentro, claro) e rápidos, que se fazem como um simples arroz, com pequenas diferenças de execução mas nenhuma complicação e que proporcionam na mesa uma grande satisfação com um investimento mínimo.
.
O que se fez foi um risotto de chouriço alentejano (estou de férias na costa do Sudoeste Alentejano) e corações de alcachofra de lata. Naturalmente que esta última opção apenas se justifica assim nestas condições, já que o delicado sabor da alcachofra desaparece totalmente na conservação. Mas notem que este é apenas um exemplo. As variações são infinitas e o que muitas vezes manda na composição de um risotto é o que há disponível no momento. No entanto a técnica de fazer um risotto é sempre a mesma e os resultados sempre de chorar por mais.
.
Ingredientes:
.
1 fundo de azeite
1 cebola média
1 dente de alho
1 copo de arroz Arbório (ou outro p/ risotto ou ainda Carolino*)
1 copo de vinho branco
15cm de chouriço muito bom.
1 lata de corações de alcachofra
Sal e pimenta
100g de queijo prato vulgar (usei um resto de Alavão)
Parmesão (facultativo)
.
Preparação:
.
Pique a cebola e o alho e aloure-os em azeite.
Junte o chouriço e o arroz e frite-os até o arroz se mostrar transparente.
.
Junte então o copo de vinho de uma só vez e deixe evaporar por completo. Comece então a juntar àgua quente aos poucos, digamos meio copo de cada vez e vá sempre mexendo.
O que verdadeiramente difere num risotto de um arroz português é, além da qualidade do bago, este vinho inicial e estar sempre a mexer, para que o amido se vá libertando e engrossando o caldo.
Tempere.
O processo de adição de água e de mexer continua até o arroz estar cozido. Esqueça as receitas que lhe dizem para o fazer por 13 ou 15 ou 16minutos exactos, é treta! O arroz está cozido quando desaparece o filamento branco central de cada bago e portanto o tempo é o que demorar e varia muito de arroz para arroz e até dentro da mesma variedade.
Assim que o arroz estiver cozido, junte o queijo prato em fatias e mexa bem para que funda e se misture com o molho, engrossando-o e dando-lhe aquela toque característico dos risottos.
.
Ajuste então a quantidade de líquido final que deve ser frio para parar o cozimento do arroz e junte então as alcachofras partidas em pedaços grandes. Envolva e sirva logo. Deixe que cada pessoa rale parmesão se quiser, no prato.
Nota: Os bagos de arroz próprio para risottos tê a característica de resistirem bem a cozedura prolongada sem abrirem. Se usar o Carolino, que faz um risotto de sabor magnífico, deve ter muito cuidado com o momento em que interrompe a cozedura com o último líquido frio, pois corre o risco de abrir se se descuidar, o que é imperdoável num risotto.

1 comentário: