quarta-feira, 6 de julho de 2011

Salada César ( Caesar's Salad)

             É um ex-libris da cozinha dos Estados Unidos, apesar de ter sido criada nos idos dos anos 30 do século passado no México, em Tijuana, Tehuacan ou Ensenada, nestas coisas de receitas célebres as incertezas são sempre mais que as certezas. Quanto ao autor, teria sido César Cardini ou Lívio Santini, provavelmente nunca se saberá ao certo.
Quanto à sua composição original, as variações são tantas que a única coisa que é certa é que terá alface e pão frito, envolvidos por um molho bem temperado e cremoso, quando se encara a Caesar Salad como entrada ou acompanhamento e acrescentada de carne (frango assado) ou marisco se se encara esta salada como uma refeição leve.

Foi como refeição leve, bem ao gosto estival, que decidi encarar a Salada César que será a minha participação nesta 35ª Trilogiasujeita ao tema “Saladas”com o Cupido e a Ana (cujo blog completa hoje 4 anos. Parabéns Ana!).

Ingredientes ( 3 pessoas):

Alface Iceberg
Crôutons caseiros
½ frango assado

molho-

3 gemas
4 filetes de anchova, esmagados
2 alhos picados fino
2 colheres de sopa de vinagre
1 colher de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de mel 
½ colher de chá de pimenta preta
2 colheres de chá de alcaparras picadas
Azeite q.b. (cerca de 150ml)
Sal fino q.b. ( a adicionar só no fim)

Preparação:

Comece pelo molho que deve ser feito com algumas horas de antecedência: misture todos os ingredientes numa tigela, exceto o azeite e o sal.
Com as varas de arame, misture-os bem e comece a adicionar em fio o azeite, aos poucos, como para uma maionese, mexendo sempre para emulsionar*.
À medida que vai juntando mais azeite, a emulsão vai-se firmando e o molho fica mais consistente. Não deve deixar chegar à consistência de maionese, pelo que deve parar de juntar azeite quando a consistência for a de um shampoo ou de iogurte cremoso.
Prove e veja se é necessário juntar um pouco de sal fino ou se, pelo contrário,o sal das anchovas e outros ingredientes salgados foi suficiente. Guarde por algumas horas no frigorífico.
Leva ao forno num tabuleiro, cubos de pão de forma previamente untados com azeite e polvilhados com sal fino e pimenta.
 Deixe que tostem/fritem até estarem estaladiços e dourados.
Desfie o frango assado. 
Disponha folhas de alface numa saladeira, misture à parte os pedaços de frango com alface em pedaços pequeno e crôutons e um pouco de molho
 e encha a “cama” formada pelas folhas de alface com esta mistura.
Sirva com molho à parte, a por no prato.

Notas: * em muitas versões existentes de molho para a Salada César, fizeram-se opções mais dietéticas que suprimem as gemas de ovo no molho ou substituem-nas por iogurte. Isto dá origem a emulsões precárias e a molhos com densidades muito ralas que acabam no fundo da saladeira ou do prato em vez de agarrados aos ingredientes como é apanágio da Caesar’s Salad.
Como em muitos outros casos, a escolha será de cada um, mas na certeza que, sem ovo não haverá emulsão minimamente estável dos ingredientes com o azeite.