quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Feijão com Arroz



“…
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
…”
Chico Buarque – “Construção”

                  Falar da cozinha de um país de dimensão continental como o Brasil, como uma entidade, é tão absurdo como pretender que exista uma cozinha europeia, e são tão comparáveis as cozinhas cearense, baiana ou mineira, como estabelecer analogias entre as cozinhas portuguesa e finlandesa.
Sendo “Brasil” o tema para esta 99ª Trilogia com a Ana e o Amândio, não foi fácil encontrar um prato que ilustrasse com justiça este colosso que é, nas palavras imortais de Jorge Ben, “…país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.”.
Afinal a solução estava ali mesmo à vista de todos, talvez o único prato que é transversal a todas as regiões brasileiras, uma espécie de prato nacional, amado por pobres e ricos, na sua extrema simplicidade e encanto: Feijão com Arroz!
Não deve haver no mundo maior amante de feijões que os brasieliros e isso perpassa na quantidade assombrosa de receitas em que ele figura, quer como acompanhamento quer como estrela do prato, as feijoadas, feijão tropeiro, tantos, tantos outros e, claro, esse pão-nosso-de-cada-dia do pobre, o feijão com arroz, que hoje aqui deixo na sua versão mais simples*, sem carnes nem enchidos, tal como a aprendi com o meu  amigo Leonardo Monteiro, mineiro e vegetariano, mestre de muitas coisas e, pasme-se, também de feijão com arroz!

Ingredientes:

Feijão preto cozido*
Óleo ou azeite
Cebola
Alhos
Louro
Malaguetas
Sal e pimenta
Arroz cozido
Farinha de mandioca grossa, tostada

Preparação:

Pique fino a cebola e os alhos e refogue-os no óleo, juntamente com o louro e as malaguetas, até que a cebola comece a alourar.
Junte então o feijão preto, que cozeu previamente (ou de lata), com bastante do líquido em que cozeu.
Deixe cozinhar e apurar devagarinho 
e coza arroz em água abundante e sal, de modo a que possa escorrê-lo quando estiver a seu gosto.
Sirva o feijão, depois o arroz por cima ou ao lado, polvilhe tudo com a farofa, que é farinha de mandioca grossa, tostada na frigideira, com ou sem uma noz de manteiga . 
Pessoalmente, gosto dela apenas tostada a seco e assim que começa a ganhar uma cor mais amarela, mas poderá experimentar deixá-la chegar ao tom mais castanho e com mais sabor a torrado.

Notas: * Se quiser pode juntar ao feijão com arroz, carnes ou enchidos. Tradicionalmente, o feijão é por vezes cozido acompanhado de carne seca ou fresca, toucinho e calabresa em pedacinhos.

7 comentários:

JF disse...

Caro Luís...
antes de mais... MUITO obrigado pelo seu esforço em manter o seu blog... um espaço que acompanho à bastante tempo e que para mim é uma referência... sobretudo no que diz respeito à gastronomia portuguesa... e não só... espero que continuo por MUITO tempo a partilhar as suas experiências...
em relação ao arroz com feijão... considero que foi a melhor escolha possível, pois se à coisa que melhor caracteriza o Brasil é este prato... e no fim de tudo... as coisas mais simples da vida são as melhores...
cumprimentos...

pIMENTAnOzOIO disse...

Olá!
Palmas pros três Blogs.
Sou assíduo leitor dos três embora pouco me manifeste.
E, lamentavelmente, teço aqui meu primeiro comentário não para elogiar, mas sim, corrigir um erro que não é um erro.
Não é "feijão com Arroz" como disseste.
É "Arroz e feijão".
E ao dizê-lo soa algo como "Arroizifejão"
... hmmm ... dois zoiudos aí em cima... hmmmm
É hoje que vai ter arroizifeijão com zoiudo lá em casa. Com Chico na vitrola...
Nada. Nada mais brasileiro.
Palmas.

anna disse...

És uma caixinha de surpresas, tu...
Beijinhos.

Malleus Maleficium disse...

Já venho a acompanhar o seu blogue à algum tempo. E vou ter que confeccionar este Feijão com Arroz. Parabéns pela sua divulgação.

Cruz disse...

Caro Luís, parabéns pelo seu blogue que sigo com muito agrado.

Quanto a esta receita, usando feijão de lata, não teremos a água da sua cozedura. É aconselhável usar o líquido da lata ou será preferível adicionar água?

Obrigado

Cruz Gaspar

Luís Pontes disse...

Muito obrigado pelas vossas palavras.
Cruz:
O líquido que acompanha os feijões vendidos em lata é a sua água de cozedura e pode ser usada sem qualquer restrição, já que é apenas água e sal. Se necessário poderá juntar mais água.
Atenção que isto não é verdade para os feijões e outras leguminosas quando vendidas em frascos de vidro, os quais contêm estabilizadores e antioxidantes químicos devido a estarem expostos à acção da luz. Pessoalmente, nunca uso os frascos, só latas.

Cruz disse...

Obrigado pela resposta, Luís.

Também já tinha essa ideia sobre a diferença das leguminosas em frasco de vidro e em lata por uma nota sua.