sábado, 5 de janeiro de 2013

Cuscos (transmontanos) Doces



                     Este doce de colher delicioso, guarda em si um pouco do arroz doce, da aletria ou da tapioca doce cremosa sem, no entanto, ser qualquer deles.
É feito com cuscos caseiros, de que vos falei aqui, os de grão mais fino e aos quais, na falta absoluta de registos credíveis de uma receita tradicional (há apenas menções), apliquei o método popular de feitura deste tipo de doces, a cozedura em água e leite, depois o açúcar, por fim a gema de ovo e tudo aromatizado com limão e canela.
O resultado superou todas as expectativas, a aprovação foi unânime entre quem provou e penso mesmo que, da próxima vez que fizer cuscos, irei procurar que os grãos saiam bem finos para repetir estes Cuscos Doces.

Ingredientes:

1 medida de cuscos caseiros, finos
2 medidas de água
1 medida de leite condensado
Vidrado da casca de limão
Gemas de ovo
Canela em pó para polvilhar

Preparação:

Prepare os cuscos transmontanos como aqui se disse e utilize os mais finos.
Coza os cuscos em água com a casca de limão, até eles ficarem translúcidos e bem cozidos, 
adicione então o leite condensado (ou coza em partes iguais de leite e água e adicione no fim açúcar) e deixe cozer mais um pouco.
Junte por fim  gemas de ovo, previamente misturadas num pouco do doce, leve de novo ao lume para cozer, mexendo sempre e sirva em travessa ou doses individuais. Deixe amornar e polvilhe com canela em pó.
Nota: Na falta de cuscos, o mais parecido em matéria de textura do doce será a tapioca granulada fina, embora seja um preparado a partir de fécula de mandioca, mais gomosa e de sabor muito diferente dos cuscos de farinha de trigo.

1 comentário:

Comida de conforto disse...

Quando, pela primeira vez falou aqui dos cuscos transmontanos, senti-me quase apanhada em falta pois sou transmontana e nunca tinha ouvido falar de tal. A minha culpa apaziguou-se um pouco quando descobri que são tradição na Terra Fria, muito longe portanto da minha terra, Chaves.
Se os cuscos com enchidos me pareceram fantásticos, estes cuscos doces aguçam, ainda mais, a minha vontade de experimentar.
O aspecto é maravilhoso! Obrigada.