segunda-feira, 14 de julho de 2008

Sardinhas de Escabeche




Há anos que não comia um escabeche.
Um dos pratos típicos de Lisboa e da Estremadura, era muito comum como aproveitamento de sobras de peixe frito, no tempo em que era habitual haver sobras de peixe, tal era a abundância e o preço irrisório.
Há dias jantei sardinhas assadas e tive mais olhos que barriga: na clara impossibilidade de comer tantas sardinhas, escolhi as mais pequenas e reservei-as para fritar. Era mesmo o que precisava para preparar um belo escabeche!

Ingredientes:

12 Sardinhas
2 folhas de Louro
2 dentes de Alho
2 Cebolas
Azeite Virgem
Vinagre de vinho
Sal e pimenta
Salsa
Azeite comum, para fritar.

Preparação:

Tire a cabeça e as vísceras e escale as sardinhas. Retire-lhes a espinha.
Tempere-as com um pouco de sal e frite-as em azeite refinado, sem farinha. Reserve-as até ao dia seguinte.
Pique os alhos e parta as folhas de louro em pedaços e refogue-os em azeite virgem (1dl), com a salsa. Adicione as cebolas às rodelas e deixe estufar até estarem cozidas. Tempere com sal e pimenta, junte o vinagre (1 dl), leve a ferver e regue com este escabeche as sardinhas fritas da véspera.
Sirva no dia seguinte acompanhado de batata cozida.
Nota:
Além deste escabeche, que é o tradicional familiar, existe um outro, chamado o "escabeche das tabernas", que se fazia a crú e sem cebola, picando o alho directamente sobre o peixe e regando depois com um fio de azeite e abundante vinagre. Servia de pretexto a um "copo de três", e era comido sobre uma fatia de brôa.
.

2 comentários:

anna disse...

Nunca fiz peixe de escabeche, mas lembro com muitas saudades dos carapaus que a minha mãe fritava a mais para poder preparar este molho maravilhoso...

Nanda disse...

Foi mto legal eu brincava e dps comia
sempre isso
Mas um dia me mudei e acabo minha folgaa