sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pastéis de Bacalhau

Há comidas que se comem em qualquer lado!

Na verdade, hoje, qualquer comida se pode comer em qualquer lado. Sem sair de Lisboa, posso comer uns Rojões à Minhota, umas Tripas, uma Chanfana ou um Leitão da Bairrada, umas Migas alentejanas ou uma bela Cataplana algarvia. Mas a todos eles ficará a faltar uma parte da alma. Há comidas que são tão ligadas a lugares que, fora deles, perdem a graça, passam a ser réplicas, eventualmente perfeitas, mas réplicas.

Os Pastéis de Bacalhau pertencem a Lisboa. Ele há os “bolos de bacalhau” lá em cima, “croquetes de bacalhau” noutros cantos, belos e bons pastelinhos por todo o lado, mas a todos falta o "sabor" de Lisboa.

Mesmo na esquina entre a R. Dom Carlos de Mascarenhas e a Calçada dos Mestres, a Campolide, existiram os melhores pastéis de bacalhau de Lisboa, numa loja que mudava consoante a hora do dia, agora café, depois quase taberna, casa de almoços à sua hora e por aí fora, mas sempre com pastéis que deixavam em êxtase quem tinha a sorte de apanhá-los a ferver, vindos da cozinha pela mão generosa que os fez e fritou momentos antes.
Foi assim durante muitos anos, depois acabou! Agora existe lá uma outra coisa qualquer, modernaça, um talho? um banco? Esqueci o que é, ou quis esquecer, agora viro logo para o Arco do Carvalhão para evitar passar nesse lugar mítico que não teve a sorte de ser classificado, como os Pastéis de Belém. E bem merecia!

Felizmente, Lisboa continua cheia de excelentes pastéis de bacalhau, um pouco por qualquer tasca ou casa de pasto, pelos bairros antigos, de Belém a Xabregas. Claro que, aqui pelo meio, há muito bons e muito maus também, mas a nota que prevalece é francamente positiva.
A escolha faz-se pelo velho e infalível método da tentativa e erro. Três dicas para ajudar (com a inerente enorme margem de erro que conselhos destes sempre implicam): A presença de salsa, o terem sido moldados pelo velho método das colheres (serem facetados) e a existência de pataniscas na mesma casa, são bons augúrios. :-)

Ingredientes:

300g de Bacalhau corrente (pesado depois de demolhado)
400 g de Batatas
3-4 Ovos
1 ramo pequeno de Salsa
Sal e Pimenta
Flocos de batata para puré (eventualmente)
Azeite refinado ou Óleo ou mistura de ambos, para fritar.

Preparação:

Demolhe o bacalhau e dê-lhe uma fervura rápida durante cerca de 1 minuto. Escorra.
Ponha as batatas a cozer com casca, (pode aproveitar a água quente onde ferveu o bacalhau), retire-lhes a pele e esmague-as num espremedor de puré, moinho de carne, passe-vite ou, na falta, com um garfo, mas nunca com uma varinha ou outro dispositivo rotativo, que transforma a batata numa cola.
Retire espinhas e pele ao bacalhau e ponha o peixe dentro de um pano de cozinha.
Ate as pontas e sove o bacalhau, dentro do pano, batendo, amassando e esfarelando durante o tempo necessário para que este se transforme numa bola de fibras finíssimas como cabelos e emaranhadas.
Junte o bacalhau à batata esmagada, tendo o cuidado de abrir a bola de fios em que o bacalhau se transformou, com os dedos, para facilitar a mistura. Adicione as gemas, misture bem, a massa deve ficar nesta altura bastante dura. Se apresentar uma consistência já boa para moldar, quer dizer que está mole demais (depende da qualidade das batatas). Se isso acontecer, junte duas ou três colheres de sopa de flocos de batata de puré, para secar. Junte então a salsa picada, mexa bem, prove, rectifique o sal e a pimenta e volte a mexer.

Bata as claras em castelo firme e adicione-as aos poucos, envolvendo de modo a não rebentar as minúsculas bolhas e a dar leveza à massa.

Molde os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa, (se nunca viu fazer, tem de perguntar a alguém que saiba, lamento, mas é um conjunto de movimentos em que a massa vai passando de uma colher para a outra, muito simples de fazer mas inexplicável por escrito), e frite em gordura bem quente, abundante o suficiente para os pastéis flutuarem durante a fritura, até adquirirem uma bela cor dourada.
Escorra em papel absorvente e sirva quentes ou mornos.

Acompanha com arroz de tomate meio malandro (carolino) e salada crua ou, melhor ainda, com Arroz de Grelos.

Nota: Em muitas receitas publicadas, até em livros credíveis e insuspeitos, aparece a inclusão de cebola e alho nos Pastéis de Bacalhau. Esta prática tem-se generalizado um pouco por toda a parte, mas, ao contrário do que pode parecer, não valoriza nada o pastel; bem pelo contrário, este é um caso em que muitos sabores , afogam sem proveito o sabor que se quer dominante e que é, evidentemente, o do bacalhau. A presença de cebola ou alho denuncia "falta" de bacalhau.


7 comentários:

colher-de-pau disse...

Os pasteis de bacalhau são também um dos meus petiscos favoritos. Sou incapaz de os comprar congelados, porque acho sempre que a sua qualidade muito fraca, e demasiado farinhentos para meu gosto.
A sua receita é bastante parecida com a minha.Curioso é o facto de eu não bater as claras em castelo, junto sempre os ovos inteiros.

Mad disse...

Esta, para mim, é A maneira de comer bacalhau. E eu adoro bacalhau! Mas não há nada que chegue aos pés de um bom pastel acabado de fritar.

anna disse...

Uns pastéis de bacalhau, assim tão pertinho de mim (Campolide) e eu não os provei...
De certeza que os do Luís não lhes ficam a dever nada!
Beijos.

cupido disse...

Gostei bastante da receita apresentada e respectivo acompanhamento (realmente um arroz de grelos é companhia perfeita para os pastéis). A minha versão é bastante diferente e leva cebola; não serão pastéis de bacalhau, mas são muito bons. A ver se faço e posto.

Agdah disse...

Dá para imaginar o aroma...

Natacha Rodrigues disse...

Fiz ontem a receita da Maria de Lourdes Modesto, que por acaso levava cebola. Agora fala-se tanto em falta de bacalhau e para mim não so ficaram com bacalhau a mais, como ensopados em oleo :(
A receita leva 250 de bacalhau para 200 de batata, agora ao ler esta fico a pensar... as receitas antigas nem sempre resultam!!

João Gafeira disse...

As proporções batata/bacalhau estão, na minha opinião, invertidas. Em casa dos meus pais faziam-se os pastéis com as claras em castelo e com cebola, e é assim que gosto deles, paciência se perco um pouco do sabor a bacalhau mas, como refere no seu post "Gastronomia e gastronomia" com o qual estou de pleno acordo, há muitas maneiras de estrelar ovos. A dica da fécula é excelente, porque às vezes há batatas que são dificeis de secar, e provavelmente ajudará a resolver o problema da comentadora "Verdinha".
Apesar de alghumas doscordâncias, o seu blogue é um dos primeiros sítios onde vou tirar dúvidas ou procurar uma boa dica para qualqeur coisa que não sei ou me corre mal.
Obrigado