domingo, 16 de maio de 2010

Perna de Frango Lardeada

.......................................... Grande ou pequena, do campo ou de aviário, assada, frita, panada ou estufada, uma perna de frango não tem muito por onde escapar ao seu destino de "perna de frango".

Não quero com isto dizer mal da coitada, é claro, de quem até gosto; apenas que é como aquelas peças de roupa que vêm de anos mais elegantes e a quem, agora, falta pano, puxe-se lá por onde se puxar. Veste mas não passará nunca de uma roupita apertada.
Uma perna de frango é aquela comida que até se come mutas vezes, de que até se gosta quase sempre mas também de que ninguém dirá que foi uma refeição memorável.
.
É para resolver a questão da mediania da perna de frango, que vamos lardeá-la.
.
Ingredientes:
.
1 Frango grande
2 fatias de fiambre
2 fatias de queijo
10 rodelas finas de bom chouriço
Sal e pimenta
.
Preparação:
.
A questão que se põe para fazer estas pernas é que tem de comprar um frango inteiro, o que até não faz mal porque há imensas coisas que se podem fazer com o resto e até sai muito mais barato.
Comece por fazer uma incisão na pele, pela linha do externo e solte a pele introduzindo o dedo entre esta e o músculo do peito.
.
Siga com a faca por baixo da base da asa e siga depois pela linha mediana das costas até abaixo.
Desarticule então a perna que ficará com o retalho de pele agarrado. Se quiser e tiver paciência, poderá ainda retirar o fémur.
Salpique então com sal marinho e pimenta preta moída na altura,
Coloque então meia fatia de queijo e meia de fiambre (ou presunto) entre a pele a coxa, de um lado desta,
depois outra meia fatia de queijo e rodelas de chouriço (ou bacon) do outro,
cubra tudo com a pele do retalho, que cobrirá assim a parte da coxa que não tem, normalmente, pele e cosa com um fio de algodão de modo a toda a perna e o recheio ficarem dentro deste saco de pele, natural.
Salpique de pimenta e sal (cuidado se usou presunto deve reduzir muito o sal desta receita) e leve a forno quente durante 40 m, controlando o calor de modo a obter uma pele estaladiça e tostada.
Sirva com acompanhamento a seu gosto, com a certeza de que esta será uma perna de frango absolutamente memorável.

3 comentários:

Miguel disse...

Proposta interessante. Afinal o que jogamos fora e às vezes até repudia (aquelas peles gordurosas) serviram para na sua recieta selar a perna. Parabens,
Miguel
http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com/

anna disse...

Memorável. fica de certeza... a perna do frango e as minhas tentativas de me armar em cirurgião de frangos...
Agora a sério: adorei a ideia!
Beijinhos.

moranguita disse...

bem mas que bela ideia
que bom que deve ter ficado
beijinhos