segunda-feira, 12 de julho de 2010

Salada de Búzios

............................ O estranho alien da imagem não é mais que um simples búzio da nossa costa, ser que tem, em vida, a abnegada missão de limpar os fundos marinhos, missão essa em que, convenhamos, se sai bem melhor que muitos humanos que mais não fazem que conspurcar esses mesmos fundos com toda a espécie de imundícies.
Autênticas caracoletas do mar, os búzios podem atingir mas de dois quilos com facilidade (estes tinham 2 kg, os três juntos)

.
e devidamente cozidos em água do mar (30m) e temperados com um molho de vilão ou uma simples coentrada de azeite e vinagre, fazem uma salada com sabor a oceano,
.
ideal para saborear sobre uma praia ou arriba, ao fim do dia, testemunhando cenas como esta que, apesar de eternamente repetidas nunca deixam de nos tocar.


4 comentários:

Anónimo disse...

mmm! que belo petisco dos mares! nunca vi estes buzios a venda. ja agora pedia-lhe para partilhar com a tripulacao onde os podemos encontrar. obrigada
sofia

Luís Pontes disse...

Estes comprei-os no mercado de peixe de Porto Côvo. Em Peniche e na Ericeira também são muito vulgares.
Se perguntar na sua peixaria ou até numa grande superfície, acho que vai encontrá-los. São muitas vezes chamados "buzinas", para diferenciar do buzio pequeno de cervejaria.

anna disse...

Vou ter de acreditar que nunca comi búzios bem preparados... Tenho na memória a minha 1ª e única experiência com uns búzios rijos e pouco saborosos...
É para arriscar outra vez, pronto!
Beijinhos.

A Mim Me Parece disse...

Depois desta explicação de que os búzios se encarregam de limpar os fundos dos mares de todas as "imundices"(leia-se: de toda a merda) que os humanos para lá encaminham, complementada com a informação de que "crescem rapidamente" (leia-se:comem muito!),não me sobra vontade de provar!!!