domingo, 3 de outubro de 2010

Tomates Recheados

................. Eles estão a dar os últimos suspiros este ano, em algumas "superfícies" foram já substituídos pelos deslavados de estufa que, durante os próximos nove meses irão fingir que são tomates a sério.
Durante este odioso defeso uso apenas enlatados ou concentrados, não são frescos mas ao menos sabem a tomate!
Com os últimos de 2010 (que ainda vão aparecendo), fiz estes tomates recheados, um prato muito simples mas eficaz para reconfortar estes dias já decididamente outonais.
.
Ingredientes:
.
Tomates maduros mas firmes
Arroz carolino
Carne de vaca picada
Alho em pó
Vinagre
Manteiga
Sal e pimenta preta
.
Preparação:
.
Misture a carne com alho em pó, sal, pimenta e um pouco de vinagre. Reserve.
Coza arroz no mesmo volume de água com sal. Reserve.
Tire uma "tampa" aos tomates e vaze o interior sem danificar as paredes.
Frite a carne em manteiga, mexendo para que não se agregue, misture bem o arroz semi-cozido e encha os tomates com a mistura.
.
Leve a forno forte durante cerca de 20 minutos, variando para mais ou menos tempo conforme a qualidade do forno e o tamanho dos frutos.
O arroz termina a cozedura com o líquido que o tomate liberta. Se se usa arroz já totalmente cozido o resultado é uma papa, sendo o erro mais frequente em tomates recheados.

2 comentários:

anna disse...

Só não gosto de fritar a carne na manteiga. A minha experiência de usar manteiga na cozinha diz que ela queima depressa demais para o meu gosto.
Conheces a «Canela», em Alcantara? Lá, já tenho comido uns tomates assim firmes e vistosos como os teus...
Beijinhos.

Luís Pontes disse...

Ana,
Quando eu digo fritar em manteiga, parto do princípio que ninguém pensa em fritar seja o que for em manteiga não-clarificada, lol.
Se não se retirar previamente os lácteos à manteiga, ela é, e muito bem, só para barrar ou temperar mas sempre com o limite dos 100ºC da fervura da água.
Quando tiveres uma manteiga menos boa, ferve-a até fazer espuma (que retiras logo), deixa "assentar" e depois aproveitas só o tranparente amarelo de cima, o ghee indiano ou manteiga clarificada.
Na falta, frita-se a carne em margarina, banha ou azeite.