segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caril de Bacalhau


               Coentros, mostarda, curcuma, feno-grego, pimentão, cominhos, pimenta, alho, funcho, cardamomo, assafétida, são apenas alguns dos ingredientes mais comuns do caril que, originário do sub-continente indiano, é hoje de uso global. Os puristas defendem normalmente a confeção pessoal de cada caril e, como em todos os folclores culinários, enfeitam-no com algum “segredo” ancestral mas, talvez por defeito meu, acho que fico melhor servido pelas misturas comerciais já prontas (uso a marca Jalpur, um Madras muito aromático e doce, pouco picante, que compro na Popat Store, ao Martim Moniz).
Existe também caril em pasta e essa é uma opção pois há caris extraordinários nessa apresentação, mas deve considerar a sua tolerância/gosto ao picante pois, dos que conheço, são todos bastante “puxados” neste aspeto.
Normalmente encara-se o uso do caril como uma base forte e dominante na qual se incorpora algo, carne, peixe, vegetais, que tomam então o nome de caril disto ou daquilo, mas pode também usar-se o caril como um tempero simples, do mesmo modo que usa pimenta ou louro, em pequena quantidade, dando assim apenas um toque subtil e exótico que aquece suavemente o seu prato sem o afogar no seu aroma forte e subjugante.
Este caril de bacalhau que aqui deixo hoje é um exemplo de caril clássico que tem como novidade a incorporação no próprio caril do acompanhamento vegetal, muitas vezes deficitário nos pratos de caril.
Ingredientes:

Bacalhau
Couve repolho (parte branca)
Cebola
Alho
Óleo
Caril
Leite de coco (com polpa)
Hortelã (facultativo)
Alcaparras (facultativo)
Arroz
Sal

Preparação:

Parta a couve em juliana fina e escalde-a, juntamente com o bacalhau.

Refogue a cebola e o alho, picados, no óleo, junte o caril (cerca de uma colher de sopa por pessoa, mais ou menos a gosto),

mexa, junte então a couve escorrida e o leite de coco, tempere de sal, deixe ferver e, por fim, junte o bacalhau em lascas, as alcaparras e a hortelã.


Mexa e sirva com arroz cozido em água e escorrido.

1 comentário:

cupido disse...

Gostei muito da omelete de rins que desconhecia. Bela trilogia e vem outra a caminho.

Este caril deixou-me com a vontade de o experimentar asinha. Será testado, sem dúvida.