quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vazia com Pimentas e Mostardas


      "Caros

Sem querer parecer modesto, parece-me que temos blogues com pernas
para andar e vontade de cozinhar. E que tal usarmos as nossas
experiências numa parceria?

Gostava de propôr uma parceria entre a Cozinha da Anna, o Outras
Comidas e o Garficopo para uma receita semanal, a ser ensaiada por nós
3 e a publicar em dia a combinar.

Parece interessante, já que gostamos de cozinhar. Caso concordem, eu
ia propôr que a Ana, sendo a senhora do trio, fizesse a primeira
proposta :)

Que acham?

--
A. Cupido”

Foi com esta mensagem, chegada via e-mail a 8 de Novembro de 2010 que o Cupido desencadeou aquilo que, algumas semanas mais tarde iria adoptar, por si, a designação de Trilogias.
A Ana escolheu “leite creme” como 1º tema e o facto é que a 10 de Novembro, faz hoje precisamente um ano, estávamos os três a publicar aquela que seria a primeira parceria “trilógica”, que desde então nunca se interrompeu e completa hoje, com a publicação desta 53ª Trilogia, o seu primeiro ano de vida, 159 receitas à volta de 53 temas, que nos deram muito prazer e balanço para “atacar” o segundo ano que amanhã se inicia.
O tema para esta Trilogia aniversariante foi “especiarias” esse mundo vastíssimo e algo misterioso das canelas, pimentas, baunilhas, moscadas, cravinhos e tantas, tantas outras que, quase todas vindas de Oriente, foram durante séculos, mais raras que ouro e prata e pelas quais muitas vidas e reinos se perderam e ganharam, comandaram a retaguarda de descobrimentos, alianças e divisões do mundo e, finalmente, deixaram o seu papel político para serem apenas os mais delicados trunfos de que o cozinheiro dispõe para fazer a sua comida brilhar.
Decidi para este prato unir a especiaria rainha do Oriente, a pimenta, com a tão ocidental mostarda, tudo à volta de um suculento bife da vazia, daqueles que choram por um molho grosso e umas batatas fritas.

Ingredientes:

Bifes da vazia
3 pimentas verdadeiras (preta, branca e verde)
2 pimentas falsas (rosa e da Jamaica)
2 mostardas (branca e preta)
Sal
Banha ou manteiga clarificada
Natas

Preparação:

Misture quantidades aproximadamente iguais de todas as pimentas e das mostardas e pise grosseiramente no almofariz.
Cubra os bifes com esta mistura de especiarias e deixe por algumas horas ou para o dia seguinte, no frigorífico.
Aqueça a gordura escolhida e frite os bifes dos dois lados em lume forte, de modo a que as especiarias possam libertar todos os seus sabores e aromas e os bifes fiquem passados a seu gosto.
Junte por fim o sal, retire os bifes e adicione então as natas ao molho de fritar a carne. Emulsione bem com as varas e regue os bifes, já no prato, com este molho de pimentas e mostardas.
Acompanhe com batatas fritas em azeite, grossas.


1 comentário:

anna disse...

Luís estás a dar-me água na boca com estes bifes.
Logo eu que nem babo com bifes.
Mas uns assim parecidos levam-me muitas vezes até à Costa da Caparica... até o meu filho está para aqui a ver as tuas fotos... e a perguntar porque é que os meus não ficam assim mal passadinhos, lololol!
Beijinhos para ti.