sábado, 23 de junho de 2012

Sopa Rica de Bacalhau com Grão


  
                  Raramente nos apercebemos da importância dos caldos na cozinha do dia-a-dia; muitas vezes damo-nos ao trabalho de confeccionar os nossos bouillons e fumets mais ou menos elaborados ou até de comprar versões industriais e esquecemo-nos que os mais ricos caldos são na verdade as águas temperadas em que quaisquer carne, peixe ou legumes são cozidos e que tão frequentemente acabam esgoto abaixo com todo o seu manancial de nutrientes e sabores.
Agora que mesmo sem grandes calores, os dias estão no seu auge anual, a minha cozinha entra naquilo a que chamo a fase estival, dando os pratos alentados e confortantes dos tempos frios, lugar aos petiscos, jantares leves, entradas que fazem por si a refeição, já a prever ceia noitada quando lá mais para a frente o hoje passará a amanhã e a cumprir esse desiderato chegam essas maravilhosas sopas reforçadas com a suficiente “substância” para que sejam quase refeição.
Quase mas nem tanto! Esta sopa de bacalhau com grão é como que a versão líquida do prato tradicional com o mesmo nome, requintada e cheia de aromas delicados e resulta bem mais apropriada para começar uma noite de Verão.

Ingredientes:

Bacalhau (lombo alto) demolhado
Grão (de preferência Pedrosillanos)
Batata
Cebola nova
Azeite
Vinagre de vinho
Salsa
Alho
Ovo cozido
Sal e pimenta

Preparação:

Coza o grão de modo a que fique bem cozido mas não desfeito. Se acontecer que alguns grãos abram e deixem o caldo de cozedura sujo, deixe repousar e reserve apenas a parte superior, clara.
Neste caldo coza alguma batata em cubinhos pequenos. Quando cozida, retire e introduza no caldo, fora do lume, os lombos de bacalhau que devem ficar apenas cobertos. Mantenha este caldo quente mas sem que nunca volte a levantar fervura, até que o bacalhau esteja cozido.
Pique finamente uma cebola nova, dessas que ainda não criou casca e refogue-a levemente em azeite.
Retire os lombos do caldo e disponha um em cada prato. Junte este caldo ao refogado de cebola, adicione grão e os cubos de batata cozida, deixe levantar fervura e sirva à volta do bacalhau, acompanhado de uma rodela de ovo cozido e salpicado de salsa picada, algum pedacinho de alho picado cru, se gostar, um fio de azeite cru e um golpe de vinagre de vinho.

3 comentários:

anna disse...

Chamas-lhe sopa rica, mas eu acho que é uma rica sopa... posso perguntar se aqui não ficavam bem uns coentros picados?
Beijinhos.

Luís Pontes disse...

Ana, como sabes eu sou ferveroso adepto de que aquilo que fica bem é aquilo de que mais gostamos, ainda para mais quando somos nós que estamos a inventar e portanto a fazer história e precedente, se é que nisto de comidas se pode falar de tanto.
Usei salsa para recriar o sabor tradicional do bacalhau com grão, pelo menos na minha tradição, mas claro que todas as opções são possíveis e válidas. Esta foi uma experiência que saiu bem como outras poderão ser tão boas ou melhores.

anna disse...

Obrigada Luís! Como seria de esperar uma resposta cheinha de bom senso...
Beijinhos.